O que é Sustentabilidade Empresarial?

sustentabilidade empresarial são ações construídas pela própria empresa, com objetivo de reduzir o impacto ambiental na organização e motivar os seus colaboradores a se conscientizarem pelo meio ambiente.

Além disso, adotar medidas sustentáveis gera redução de custos de produção, satisfação do colaborador por trabalhar e representar um lugar que respeita o meio ambiente, a ele, os colegas de trabalho e a sociedade.

 

Para saber mais a respeito do assunto, continue lendo o texto:

 

Práticas sustentáveis

Existem diversas maneiras de introduzir a sustentabilidade na organização, veja a lista abaixo de algumas opções que você pode avaliar e quem sabe aplicar dentro da sua empresa:

  • Reaproveitamento da água;
  • Uso consciente da água, da energia elétrica e de recursos naturais;
  • Programas de reciclagem;
  • Reutilização de matéria-prima;
  • Incluir projetos educacionais;
  • Não poluir o solo com produtos da empresa;
  • Descarte de esgoto e resíduos de forma correta.

 

O que os seus colaboradores já podem colocar em prática:

  • Substituir o copo de plástico por canecas ou copos de vidro;
  • Reutilizar o verso de rascunhos para impressão ou para fazer anotações;
  • Oferecer ou sugerir aos colaboradores um kit sustentável, que pode conter canudo de metal, jogo de talheres reutilizáveis, toalha de rosto e uma caneca;
  • Trocar o papel toalha por toalhas de tecido;
  •  Criar um conjunto de ações de incentivo, que pode incluir e-mkt, treinamentos e placas de avisos à conscientização.

 

Sustentabilidade social em empresas

Além de introduzir práticas de conscientização ao meio ambiente, é interessante abraçar a ideia de sustentabilidade social, que por definição, é um conjunto de atividades que tem como propósito melhorar o bem-estar de todos os integrantes da empresa, diluindo a desigualdade cultural e outros problemas sociais.

Colocar está ação como planejamento de gestão parece uma tarefa difícil, pois inclui a colaboração de todos e também é necessário entender a diversidade que está integrada em sua empresa. Mas uns dos princípios da sustentabilidade social são: respeitar a diversidade cultural, sexualidade, raça, etnia e credo.

 

Três conselhos para sua empresa ser socialmente responsável na prática:

  1. Priorize a diversidade

Obter um time diverso significa ter uma equipe que possui diferentes culturas, experiências e visões de mundo. Sendo assim, fica mais fácil de enxergar o que realmente importa para o seus colaboradores e clientes finais, havendo percepções diferentes da sociedade e das necessidades humanas.

2. Faça gincanas e treinamentos

Gincanas, treinamentos e ações voluntárias são atividades que aproximam os colaboradores, as áreas e despertam de forma mais rápida o senso de comunidade, solidariedade e educação ambiental e social.

3. Trabalhe com propósito

Profissionais valorizam empresas que tem um propósito definido e bem alinhado, serve como um guia de comunicação e como uma força única para unir as equipes e até mesmo as diferentes áreas da empresa.

 

O que a Pracafé pode te ajudar para incluir a Sustentabilidade empresarial?

 

Máquinas de bebidas quentes:

Com a intenção de reduzir o impacto do plástico na sua empresa e no meio ambiente, em todas as nossas máquinas de bebidas quentes é possível desativar a saída de copos de plásticos, incentivando o uso de xícaras de vidro ou copos reutilizáveis. Conheça todas as opções de máquinas na aba “Máquinas e Insumos”

 

Máquina de snacks

As máquinas de snacks possuem selo de classe A de consumo de energia, ajudando na redução de energia no seu espaço de trabalho.

Deixe um comentário

Abrir chat
Precisa de ajuda?